terça-feira, 27 de maio de 2008

A MATEMÁTICA NA VIDA E A VIDA NA MATEMÁTICA

Veja que vídeo super-interessante que mostra como algumas operações matemáticas, ditas complexas, são vistas com tanta simplicidade numa feira livre.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

UMA HISTÓRIA DE VIDA

Veja como é difícil a vida de muitos jovens. Estudar e trabalhar ao mesmo tempo, não é uma tarefa fácil. Mas com perseverança, determinação e vontade de vencer é possível transformar um fraco em um forte, um sem sucesso num vencedor, um jovem em um homem cheio de força para viver e vencer.
Acompanhe o emocionante depoimento desse jovem vendedor que tem como sua melhor e maior escola: A ESCOLA DA VIDA.http://br.youtube.com/watch?v=UG398m_lhoE

sexta-feira, 9 de maio de 2008

POEMA MATEMÁTICO

"Pra que dividir sem racionar
Na vida é sempre bom multiplicar
E por A mais B
Eu quero demonstrar
Que gosto imensamente de você
Por uma fração infinitesimal
Você criou um caso de cálculo integral
E para resolver este problema
Eu tenho um teorema banal
Quando dois meios se encontram desaparece a fração
E se achamos a unidade
Está resolvida a questão
Para finalizar vamos recordar
Que menos por menos dá mais, amor
Se vão as paralelas
Ao infinito se encontrar
Por que demoram tanto dois corações se integrar
Se desesperadamente, incomensuravelmente
Eu estou perdidamente apaixonado por você"
Antônio Calos Jobim

sábado, 3 de maio de 2008

A HISTÓRIA DOS NÚMEROS


Você já usou muitas vezes os números, mas será que já parou para pensar sobre:
1. O modo como surgiram os números?
2. Como foram as primeiras formas de contagem?
3. Como os números foram criados, ou, será que eles sempre existiram?
A história dos números é tão antiga quanto a história do homem. O seu conhecimento foi fundamental na evolução do próprio homem. Não apareceu por acaso, mas sim pela necessidade que o homem teve inicialmente para contar objetos e coisas. Olhando ao nosso redor, observamos como é fundamental e constante a presença dos números em nossa vida, mas..., nem sempre foi assim. Lendo a história antiga, vemos que a presença dos números na vida humana era tão pequena, quase insignificante, pois, as necessidades eram outras. O homem vivia apenas para atender a sua necessidade de sobrevivência: alimentação, e para tanto, não precisava fazer uso da contagem, pois tudo era retirado da própria natureza. A necessidade de contar começou com o desenvolvimento das atividades humanas, quando o homem foi deixando de ser pescador e coletor de alimentos para fixar-se no solo. Ou seja, os números começaram a ser mais importante para o homem, quando ele percebeu que podia ter muito mais do que a natureza estava lhe dando. Isto é o que chamamos de evolução.






quinta-feira, 1 de maio de 2008

DESAFIO....

EU TENHO O DOBRO DA IDADE QUE TU TINHAS QUANDO EU TINHA A TUA IDADE. QUANDO TU TIVERES A MINHA IDADE, A SOMA DAS NOSSAS IDADES SERÁ DE 45 ANOS. QUAIS SÃO AS NOSSAS IDADES???
QUER SABER A RESPOSTA